sexta-feira, 13 de maio de 2011

Voltando ao normal

Olá!!

Gostaria de partilhar com vocês a reportagem do Jornal Zero Hora que mostra a tecnologia como uma ferramenta pedagogica na educação infantil.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3309535.xml


Boa leitura!!

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Análise do texto: Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria.

O texto de Suzana Gutierrez aborda a questão da utilização das weblogs dentro do processo educativos e comunicativos. E realizado uma análise com professores formadores e alunos de pós graduação para verificar a utilização dessa ferramenta como ambiente de aprendizagem e de projeto. Segundo Gutierrez “o ensinar é indissociável do aprender e materializa-se na vida do professor, que aprende, transforma-se, ensina e transforma.” Portanto o professor vive neste ciclo de aprender e ensinar, ensinar e aprender. Trabalhar com o blog ou qualquer outro tipo de ambiente virtual como: as redes sociais, os softwares livres que dão acesso a ambientes de aprendizagem (AVA) hoje na escola é um desafio para muitos professores, pois terão que aprender para depois poder ensinar. Porém, a obstáculos a serem vencidos, pois muitos professores realizam os cursos de formação, mas não colocam em prática estes ensinamentos. Alguns por receio de fazer algo errado na frente dos alunos, que tanto dominam este mundo da tecnologia, outros por acreditarem que a forma tradicional é a melhor, criando uma resistência e ainda temos as escolas que não tem disponível os meios necessários para realizar estes tipos de projetos. Bom, existem diversos motivos, mas vamos nos deter agora naqueles educadores que resolveram colocar em prática suas aprendizagens. Os weblogs pode ser uma ferramenta importante para os processos de ensino e aprendizagem. Por exemplo: Um blog pode ser criado não apenas para apresentar a escola, mas sim para que os alunos registrem seus conhecimentos. Um professor pode criar um blog da turma e trabalhar conceitos, textos, designer da página e etc. Os professores podem também trabalhar através de projetos, onde os alunos, divididos em grupos, deverão registrar seus conhecimentos, descobertas, dúvidas no blog e assim os demais colegas contribuíram acrescentado informações que auxiliem a responder as dúvidas ou apenas realizando comentários sobre o assunto apresentado. O blog para muitos alunos não é uma novidade, pois fora da escola, muitos já criaram os seus blogs, já são seguidores de outros. Então porque não trazer essa vivência do aluno para dentro da sala de aula? Porque não permitir que o estudante mostre aos professores e colegas seus conhecimentos adquiridos em outros ambientes que não o escolar? Inserir atividades, projetos, movimentos que tragam mais ferramentas tecnológicas para a sala pode contribuir não apenas na construção do conhecimento, mas também na descoberta que cada um pode fazer de si mesmo, afinal os blogs não são ambientes fechados, mas sim, abertos, inacabados que possibilitam intervir e problematizar. Outro ponto e o da autonomia, pois quando criamos textos e transformamos o ambiente, seja, esteticamente ou estruturalmente estamos compreendendo que somos capazes de buscar nossos conhecimentos. Perceber que os ambientes virtuais podem fazer parte da prática docente é um desafio é uma busca de ações que teremos que construir coletivamente, pois os processos educativos solitários não combinam com os processos dinâmicos dos meios tecnológicos como os blogs e as redes sociais, afinal estes acontecem num todo e nunca em pequenas partes. Referências: http://www.uab.furg.br//mod/resource/view.php?inpopup=true&id=12201